Explode a indignação e floresce a esperança e a defesa da democracia e da eleição

20/08/2022

Explode a indignação e floresce a esperança e a defesa da democracia e da eleição


 O inverno derruba as últimas folhas e flores, a primavera se aproxima. Conservadores, autoritários e retrógrados, esses cidadãos, depois de se omitirem frente às milhares de vidas perdidas com a pandemia, destruírem direitos e promoverem a escuridão, agora estão assustados com esse imenso clarão.


Foram muitas as pétalas retiradas das flores antes que estas fossem arrancadas, uma a uma, em um processo contínuo de destruição do espaço social onde predominava o Estado Democrático de Direito. Ataques e retrocessos sistemáticos despertaram a revolta e a indignação. Em meio a retrocessos, na escuridão, a resistência se fortalece, as ideias iluministas, humanistas renascem e recolocam a democracia, a liberdade e a igualdade como condição.



Valores e ideias ressurgem e se fortalecem renovadas e ajustadas para fazer frente aos tempos escuros e obscuros, onde prevalecem o autoritarismo. Ideias que foram se enraizando e se conectando por terra, água e ar, formando uma imensa rede tão energizada que promoveu um grande clarão, iluminando caminhos existentes e outros por se abrir nessa vastidão.



E foi assim que lideranças de distintos setores foram se juntando em uma grande coalizão. A Faculdade de direito da USP, no Largo São Francisco, cedeu seu chão, sua sabedoria e sua tradição. Ali, em 11 de agosto, encontraram-se distintas gerações de defensores dos direitos, religiosos, cientistas e jovens, que uniram suas vozes na leitura de um manifesto em defesa da democracia e das eleições, cujas adesões já passam de milhão.



A faísca acendeu tochas, passadas de mão em mão, iluminando caminhos em meio à escuridão. Muitas energias se uniram em uma forte conexão. Os presentes e assistentes sentiram-se estimulados a intensificarem suas ações em defesa dos direitos e da eleição.



Uma das forças presentes foi a Coalizão em Defesa das Eleições, que reúne, sob a liderança da Associação Brasileira de Juízes pela Democracia (ABJD) inúmeras entidades do mundo do direito, centrais sindicais, movimentos sociais, estudantis e democratas. A Coalizão se fortaleceu e suas ações, já marcadas pela qualidade e compromisso com a democracia, tornaram-se ainda mais ágeis, evidenciando que se trata de um coletivo em permanente prontidão.



Juízes, procuradores, promotores, advogados, professores, estudantes, que se uniram a centrais sindicais, movimentos sociais, lideranças políticas, sociais e intelectuais, cientistas, religiosos e personalidades de todas as áreas, sentiram-se ainda mais fortes e com razão.


As forças neofacistas, marcadamente autoritárias e antidemocráticas, já perceberam que mais uma força se agrega à defesa das eleições, ao combate às manobras golpistas e a quaisquer outras medidas para inviabilizar a eleição. Evidenciado está que o povo quer votar em paz e espera que suas vontades expressas nas urnas sejam respeitadas, como reza nossa Constituição.


Percebe-se que o fim do inverno se aproxima e ninguém vai impedir a primavera, colorida, florida, anunciando que o retorno da democracia e a esperança está próximo. Um horizonte3 repleto de esperança, coragem e união toma conta de mentes e corações e se espalha por todo o Brasil. Cresce a adesão e mobilização na luta em defesa da democracia e da eleição, sem violência, onde prevaleça o debate de ideias sem golpe e manipulação.



A Coalizão nasceu para somar-se com todas as forças políticas, sociais, sindicais e democráticas nesta direção. Sua leveza possibilita agilidade em seus movimentos. A sabedoria e distintas experiências que reúne qualifica técnica e politicamente suas ações.


Com agilidade e qualidade reagiu às articulações golpistas de empresários bolsonaristas com denúncia crime, exigindo punição. Desta forma anuncia e revela sua missão de defender as eleições e combater quaisquer movimentos contrários à democracia e à lisura e transparência no processo eleitoral. Ditadores e inimigos da democracia perderam seu chão.


Seus argumentos, quando os tinham, revelam que não tinham e não têm razão e nenhum motivo para questionar as eleições eletrônicas. Desarmados de argumentos e documentos, portam-se como bárbaros, armados agressores. Sem razão e emoção são incapazes de liberar uma lágrima diante das milhares de mortes que poderiam ser evitadas não fosse a postura de negação.



Desesperados insistem em agredir com violência quem lhes faz oposição. Seres frios, sem fé e amor, completamente desumanizados, se movimentam e atacam pessoas e instituições visando manter o país na escuridão e assegurar cargos e poderes que lhes permitem obter ganhos milionários, conseguidos com muita enganação.



O inverno derruba as últimas folhas e flores, a primavera se aproxima. Conservadores, autoritários e retrógrados, esses cidadãos, depois de se omitirem frente às milhares de vidas perdidas com a pandemia, destruírem direitos e promoverem a escuridão, agora estão assustados com esse imenso clarão.


Luzes que anunciam a chegada da primavera, quando o verde da esperança, o colorido das flores e a força das instituições, movimentos e pessoas comprometidas com a democracia porão um fim à escuridão, ao autoritarismo e farão florescer na democracia a reconstrução do Brasil e de uma vida muito melhor para nossa população.


Primavera, cores, vida e paixão criam um ambiente propício, mas o futuro desejado depende do empenho de cada um e de cada uma, de um esforço adicional nos próximos dias para que tenhamos eleições limpas e das urnas saia um novo parlamento, governadores e um presidente comprometido com a reconstrução do Brasil.



Visitem cada ser vivo e a ele apresente os argumentos e suas razões de porque Lula e seu time são a solução. É hora de a razão vencer o preconceito, da fé vencer o medo, da vida vencer a morte, da luz vencer a escuridão. Precisamos assegurar a realização de eleições limpas e seguras e intensificar nossas visitas e diálogos para que as urnas sejam visitadas e recebam o voto de quem quer mudar a situação.



Desta forma, construiremos a maior de todas as coalizões, uniremos o povo e libertaremos a nação. Vencer no primeiro turno para evitar golpes e manipulação. Quando as urnas forem abertas, uma imensa energia positiva será liberada e fechos de luz acabarão com a escuridão.


Com os caminhos iluminados, todos marcharão empoderados de razão, tendo no horizonte uma nova situação. Um Brasil onde a democracia é um direito real, essencial para que todos e todas vivam em comunhão, certos de que a esperança renasceu, trazendo paz, liberdade, trabalho, terra e pão.


Por Luiz Azevedo, sociólogo e sócio da Veredas Inteligência Estratégia

Foto: Lula Marques, manifestação em 2016, Luzses da Democracia, quando se cobrava que parlamentares não embarcassem no golpe contra Dilma.

Explode a indignação e floresce a esperança e a defesa da democracia e da eleição

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB