Carta pela democracia

10/08/2022

Carta pela democracia


 

Em 1977, Geisel dizia que a ditadura estava em processo de abertura lenta e gradual. Porém, o SNI não parava de conspirar. Na América do Sul, o Brasil integrava a Operação Condor, Herzog tinha sido recém-assassinado no DOI-CODI e, anos depois, a OAB receberia uma carta-bomba, um frustrado atentado aconteceria no Rio Centro. A ditadura estava viva como nunca.


Enquanto mães desesperadas buscavam saber o paradeiro dos filhos, a sociedade vivia sob censura, terror e medo. Foi neste contexto, em 1977, que, na passagem do dia 11 de agosto, data em que se celebra a criação dos cursos jurídicos no Brasil, o professor Goffredo Telles Júnior, da Faculdade de Direito do Largo do Francisco leu uma “Carta aos brasileiros”, pela qual conclamava a coletividade à defesa da democracia e do Estado democrático de direito. A iniciativa, que inflamou o Brasil, precipitou a revogação do AI-5, a promulgação da Lei da Anistia, a luta por Diretas Já, em suma, o fim da ditadura e a retomada do processo democrático após 20 anos de um cruel regime militar.


 Hoje, quando as instituições brasileiras são cada dia mais atacadas em sua credibilidade pelo presidente da República, quando o processo eleitoral em curso se vê sob acusações infundadas de falibilidade das urnas eletrônicas, quando a ameaça de períodos sombrios atemoriza novamente o país, faz-se necessária a leitura de nova “Carta às brasileiras e brasileiros por democracia”.


 O evento, que será conduzido pelo diretor da Faculdade de Direito da USP, Celso Campilongo, às 11:30h, no mesmo palco de 1977, será replicado nos mais diversos estados brasileiros, como forma de dizer que o país não mais aceita retrocessos políticos.


A Carta da USP converteu-se em grande manifesto nacional, patriótico e suprapartidário, assinado por mais de um milhão de pessoas que entendem que a democracia é o bem mais precioso de uma nação, não só por garantir a livre manifestação do pensamento, de reunião, de participação política e voto, mas por permitir ter esperança na construção de um Brasil melhor e mais justo.


 

Portanto, engrossemos este grande momento histórico que, em Fortaleza, terá início às 9h do dia 11 de agosto, na Praça da Bandeira, em frente à Faculdade de Direito, com ato que terá continuidade, às 16h, na Praça da Gentilândia. Viva a democracia!


Marcelo Uchôa


Professor de Direito da UNIFOR. Membro da ABJD e Grupo Prerrogativas

Carta pela democracia

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB