Defesa da democracia: a sociedade reage

04/08/2022

Defesa da democracia: a sociedade reage


No atual estado da arte da conjuntura brasileira, em simplificação grosseira, pode-se dizer que Jair Bolsonaro realinhou os que defendem a democracia em torno de pilares que a sustentam, acima e além de suas diferenças políticas.

O caráter fascista de seu governo, que se acentua com as ameaças de uma aventura golpista, anunciada inclusive para representantes das embaixadas dos diversos países, - em reunião oficial ocorrida em 15 de julho -, fez com que setores diversos, como empresários e banqueiros, muitos que patrocinaram o golpe de 2016, se unissem a professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), aderindo a uma carta que será lançada no dia 11 de agosto. O documento já conta com mais de 700 mil assinaturas, incluindo artistas e personalidades, para reafirmar a confiança no sistema eleitoral.

O ato se replicará para várias faculdades de Direito do país, local de simbologia da defesa do Estado democrático de direito, que deve permear a intolerância da afronta a nossos princípios constitucionais.

Em outra ponta, formada há cerca de três meses, atuando junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Observatório de Transparência Eleitoral (OTE), a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, que reúne entidades e movimentos sociais dos mais diversos espectros, realizou um grande ato no Senado Federal na última terça-feira (02) e entregou na tarde de quarta-feira (03) uma carta a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que preside o Congresso Nacional, manifestando repúdio aos ataques do Presidente da República e cobrando uma reação formal do Poder Legislativo Federal.

Em pronta reação, o presidente do Senado e do Congresso Nacional marcou a abertura dos trabalhos legislativos no segundo semestre com um duro e firme pronunciamento em defesa da democracia, no qual expressou sua confiança nas urnas eletrônicas e na Justiça Eleitoral.

Os múltiplos movimentos da sociedade mostram que a democracia não pode ser uma mera formalidade. Iludiram-se os que imaginavam que a quebra da institucionalidade com a realização de um processo fraudulento de impeachment sem crime de responsabilidade, em uma tentativa de eliminar a esquerda do ambiente político e impor uma lógica econômica vinculada ao mercado se faria sem consequências mais profundas e trágicas. O crescimento da extrema direita no Brasil e seus valores anti-humanistas se colocam na perspectiva onde a alternância de poder pelas vias legítimas não é aceitável.

O documento que será lido em São Paulo e que se reproduzirá pelo país importa muito por seu apelo pela garantia das eleições, dos eleitos e dos processos políticos legítimos, com os resultados das urnas respeitados. A normalidade democrática formal é fundamental para que sigamos no combate ao lado das forças políticas identificadas com a defesa da democracia participativa, diversa e inclusiva, situada nas lutas contra a destruição do Estado social, no embate contra-hegemônico e de enfrentamentos às diversas formas de discriminação, segregação e exclusão.

Independentemente de ter poder para concluir ou não um golpe contra o resultado das urnas em outubro, Bolsonaro pode intensificar o estrago que já vem causando às instituições, gerando uma crise constitucional. Mesmo que seja obrigado a recuar, é provável que o dano seja enorme. Fato incontroverso é que ele representa um grave risco às regras do jogo.


A Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral se coloca, nesse campo, como uma voz pulsante da reunião de atores sociais que entendem que o debate democrático é pautado pelo conflito de ideias em torno de diferentes visões sobre uma mesma questão, em que o respeito à divergência é parte intransponível e a intolerância deve ser praticada apenas, justamente, com quem não tolera os valores democráticos.


A Coalizão para Defesa do Sistema Eleitoral se coloca como uma voz pulsante da reunião de atores sociais que entendem que o debate democrático é pautado pelo conflito de ideias em torno de diferentes visões, em que o respeito à divergência é parte intransponível e a intolerância deve ser praticada com quem não tolera os valores democráticos.



Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB