O TSE e as eleições: entidades entram em campo em defesa da democracia

18/05/2022

O TSE e as eleições: entidades entram em campo em defesa da democracia




 Nenhuma análise sobre a crise entre as instituições brasileiras é madura se deixar de enxergar a responsabilidade de todas elas, seja por omissão ou conivência, inclusive das que hoje estão sob ameaça nos discursos do presidente da República e seus ministros militares, que manipulam a opinião pública estimulando desconfiança no sistema eleitoral e fazendo claras ameaças de golpe.


As tensões não surgiram de repente. Foram precedidas por vários sinais.


No seu jogo de avanço e recuo, Bolsonaro vem testando as instituições desde que tomou posse em janeiro de 2019. Progressivamente, foi aumentando o tom e as ações, tornando nebuloso o processo de desfecho de uma derrota eleitoral que venha a sofrer nas urnas.


A cada ausência de reação ele avança algumas casas no tabuleiro da política. Enquanto o país sangra, ele cria cortinas de fumaça para desviar o foco dos problemas reais, da fome, do desemprego, da alta de preços, da inflação e da destruição de todas as políticas públicas que reduziam desigualdades e promoviam inclusão. Mas, para viabilizar tudo, Bolsonaro contou com um parlamento complacente, um Judiciário brando, uma Procuradoria da República parceira, uma fiscalização inoperante.


A par de tudo isso, para combater uma possibilidade de golpe na democracia, é necessário, além de fazer análises lúcidas do momento conjuntural da História, perceber que o momento presente é de fortalecimento da luta contra a mutilação do Estado democrático de direito, em agenda comum que emane das mobilizações dos sujeitos coletivos em seus diversos lugares de fala.


O avanço dos discursos de Jair Bolsonaro e de seus ministros militares com alegações infundadas de possibilidades de fraude eleitoral e exigência de voto impresso e “auditável”, indicam preparação de bases para contestar a decisão da população se ele não for reeleito. Essa ameaça tem mobilizado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a criar fóruns que garantam maior participação da sociedade civil organizada nas eleições de 2022 e isto levou um grupo de entidades, preocupadas com a lisura e integridade do processo eleitoral, a uma reunião com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, no último dia 16 de maio de 2022.


O Observatório de Transparência das Eleições, instituído pela Portaria TSE nº 578/2021, é formado por instituições da sociedade civil e por organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política, entre outras, e possui a tarefa de promover o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação e resguardar a integridade do processo eleitoral.


A garantia da escuta, troca de conhecimentos e colaboração técnica pode, efetivamente, ajudar a construir uma pluralidade de visões e a disseminar as informações corretas e os conteúdos confiáveis, combatendo as falsas notícias.


O coletivo de entidades, em uma Coalizão Para Defesa do Sistema Eleitoral, simboliza a participação múltipla da sociedade civil, a união de esforços e compromissos para atestar que o processo eleitoral brasileiro é transparente e seguro, um dos mais avançados do mundo, com a identificação biome´trica do eleitor e urnas eletro^nicas seguras, que permitem a divulgaça~o de resultados absolutamente confia´veis no mesmo dia da votaça~o. Sua arquitetura informatizada e o aperfeiçoamento de seu uso ao longo do tempo faz prevalecer a ausência de razões justificadoras de questionamentos justos sobre licitude, não nos permitindo qualquer engano sobre as verdadeiras motivações de combatê-las.


Enfatizando a dimensão que gerou a reunião do grupo, a produção de uma carta e a realização do relevante debate, é necessário identificar que a crise de que se servem os inimigos da democracia tem raízes e origens mais profundas que atuaram sobre bases instáveis. Portanto, a batalha pela garantia de eleições livres deve significar, também, a salvaguarda da governabilidade futura.


 *Tânia Maria de Oliveira é advogada, historiadora e pesquisadora. É integrante do Grupo Candango de Criminologia da UNB (GCcrim/UNB) e integrante da Coordenação Executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Escreve sempre às quartas-feiras no Brasil de Fato. Confiraoutros artigos aqui.




Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB