TSE: que venha a diversidade

26/04/2022

TSE: que venha a diversidade


ASCOM-TRF1


O ano de 2003 está especialmente inscrito na história do Poder Judiciário da República Federativa do Brasil pela posse do ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes, único homem negro a ter assento no Supremo Tribunal Federal (STF). Tal fato representou indiscutível marco na construção de ações efetivas de combate ao persistente racismo que, radicalmente, aparta o país, ante as abissais desigualdades entre negros e brancos, mostrando as hierarquias reais e simbólicas em todos os níveis, em qualquer campo, sendo, portanto, estrutural. 

Com o precedente da Corte Suprema, em 2004, a juíza federal Neuza Maria Alves da Silva, negra, foi alçada ao cargo de desembargadora federal do Tribunal Regional da 1ª Região, sediado em Brasília e, desde 2008, o ministro Benedito Gonçalves segue sendo o único negro a integrar o Superior Tribunal de Justiça, nosso Tribunal da Cidadania. E, assim, encerramos o registro nominal que expõe os desequilíbrios de raça e gênero na composição do Poder Judiciário, sendo certo que os tribunais de Justiça dos estados contam os poucos nomes negros na magistratura nacional. O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por exemplo, só em 2019 empossou a desembargadora Maria Ivatônia Barbosa dos Santos.

 

Assim, contamos numa mão a presença negra na esfera do Judiciário, quando temos uma população nacional de 56% de negros, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De composição majoritária oriunda de concurso público, os colegiados judiciais contam ainda com nomes indicados pelo Ministério Público e pela Ordem dos Advogados do Brasil, no chamado Quinto Constitucional, mas na Justiça Eleitoral a representação da advocacia é da livre escolha do STF, no caso da integração do Tribunal Superior Eleitoral, mediante lista tríplice submetida à escolha e nomeação do presidente da República. 


No momento, a República acompanha a inovação dada pelo ministro Edson Fachin, presidente do TSE, que, numa espécie de chamamento público, constituiu uma lista com 20 nomes de juristas, destaque aqui à inclusão de quatro mulheres negras, podendo agora o STF oferecer ao presidente do Brasil a possibilidade de assinalar na história da justiça eleitoral, a inclusão de uma jurista negra. 


O procedimento inaugurado pelo ministro Fachin mostra a um só tempo que há possibilidades de democratização dos processos constitucionais de cúpula do Judiciário, e mais, que o poder vem se arejando para incorporar mulheres e homens negros aos seus quadros, sendo certo que a diversidade na composição somente qualificará a prestação jurisdicional que é devida à sociedade. Sim, sob a gestão do então ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF e, assim, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), veio a ser realizado o primeiro perfil sociodemográfico da magistratura nacional a partir de deliberação de 2012, com resultados publicados em 2014, mostrando a desproporção entre negros (19,1%) e brancos (80,9%) na composição. 


Ali, quando da apresentação do Censo do Poder Judiciário 2014, restou assentado na introdução da alentada pesquisa: "O Conselho Nacional de Justiça mapeou, pela primeira vez, o perfil dos magistrados e servidores do Poder Judiciário brasileiro. O projeto fortalece o momento de autoconhecimento da Justiça brasileira, pois está inserido nas expressivas transformações institucionais inspiradas nos novos paradigmas de gestão da sociedade contemporânea. Sob essa ótica e considerando a premissa de que não há gestão sem informação, os dados do Censo do Poder Judiciário são fundamentais para o aprimoramento e o planejamento das políticas judiciárias". 


Desde então, são várias as iniciativas que buscam reduzir, quiçá eliminar tais desigualdades, como a adoção de cotas raciais nos concursos e o debate inserido na agenda a partir do primeiro Encontro de Juízas e Juízes Negros, ocorrido em 2017. São firmes os passos trilhados na direção do cumprimento dos princípios constitucionais que informam o funcionamento do Estado democrático de direito, vide a instituição da "Comissão de Promoção de Igualdade Racial com o objetivo de elaborar estudos e projetos para ampliar a participação da população negra no processo eleitoral". Nessa perspectiva, nada mais coerente que a presença negra também na condição de integrante da Corte incumbida de conduzir o exercício livre e pleno da soberania popular. 

  

*Vera Lúcia Santana Araújo Advogada, integra a Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, ativista da Frente de Mulheres Negras do DF e Entorno 

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB