Boa-fé não, impeachment!

13/09/2021

Boa-fé não, impeachment!







Por Marcelo Uchôa

Passado o 7 de setembro e o fracasso retumbante das manifestações golpistas convocadas pelo presidente da República, a tônica no Brasil parece ser, aos poucos, virar a página da gravidade dos fatos, como se episódios irrelevantes ou mesmo quase nada tivesse acontecido. Tirando o discurso forte do presidente do STF e a chamada, de certa forma, prudente do presidente do Senado, o PGR apenas se ateve a defender, em tese, a democracia e as manifestações cívicas, enquanto o líder da Câmara teve a ousadia de comentar que ninguém é obrigado a cumprir decisões contra a constituição, insinuando um suposto direito do presidente da República de descumprir as decisões judiciais de Alexandre de Moraes.

De lá para cá, o tom baixou. Alegando haver vociferado impropérios sob o calor do momento, conta-se que Bolsonaro já procurou diálogo com Alexandre de Moraes. Já a mídia informa que Gilmar Mendes comentou que há que se acreditar na boa-fé do chefe do Planalto. Lógico que não. Moraes e Mendes possuem suas responsabilidades institucionais e é compreensível que busquem arrefecer a crise entre os Poderes. Mas acreditar na boa-fé de Jair Bolsonaro não é uma questão de generosidade ou de prova de comportamento elevado. Bolsonaro é um Canalha com C maiúsculo e é assim que precisa ser tratado. Um presidente que não bastasse a incompetência para governar vive de tentar enganar a consciência coletiva. Faz da lei uma piada, da Constituição um folhetim sem qualquer valor jurídico.

Não há como crer na boa-fé de quem já demonstrou que não tem fé no amor, na ciência e nas pessoas. Quem não tem empatia sequer diante de uma calamidade que mata às centenas, até pouco tempo, aos milhares, todos os dias. Bolsonaro é puro ódio. É violência em forma de pessoa. É o ser humano menos ser humano que existe. É vil, desprezível. Brasileiras e brasileiros não podem perder mais tempo. É hora de extirpar esse mal definitivamente da política nacional. Boa-fé coisa nenhuma, impeachment.




*Marcelo Uchôa

Advogado em Fortaleza – CE. Membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – Núcleo Ceará. Grupo Prerrogativas. Twitter: @MarceloUchoa_

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB