A farsa do projeto contraterrorismo e a ingenuidade do bem contra o mal

28/09/2021

A farsa do projeto contraterrorismo e a ingenuidade do bem contra o mal





No momento em que o mundo constata o fracasso da operação dos Estados Unidos no Afeganistão que, a pretexto de combater o terrorismo e o eixo do mal, produziu 20 anos de miséria, morte e destruição, no Brasil, a Câmara dos Deputados discute se é hora de armar o país com uma lei “antiterrorismo” e ajudar o mundo a se tornar um lugar mais seguro.

Ao que parece, deputadas e deputados brasileiros defensores da legislação exógena fecham os olhos para os resultados da aplicação instrumental desse tipo de norma que já é bastante conhecida por seus efeitos perversos. O uso do direito internacional com fins imperialistas e expansionistas ao custo de vidas e da destruição da soberania, burlando o compromisso fundacional da ONU, foi o efeito mais proveitoso do 11 de setembro para os Estados Unidos e ainda o é, só que com ajustes de modelo.

Com cifras ainda imprecisas, o número de mortos entre civis e membros das forças de segurança afegãs somam mais de 174 mil pessoas, isso sem contar os que padeceram pela escassez de água e de alimentos. Do lado estadunidense, 2400 mortos e 1 trilhão em, digamos, investimento de guerra. Mesmo com tamanha desproporção, as imagens da derrota dos americanos no país centro-asiático são inegáveis e fazem recordar outra debacle memorável, a derrota no Vietnã, que deixou como saldo, além das minas terrestres e carcaças de brinquedos militares, aproximadamente 370 mil mortos do lado dos cambojanos e laocianos, aproximadamente 58 mil mortos entre americanos, isso sem contar os feridos e desaparecidos. Esses são apenas dois exemplos da indisfarçável decadência do império da guerra forjado sob o lema do “combate ao terror”.

Com o tempo, o tipo de guerra tradicional, do tipo sangrento, vem sendo aprimorado do lado agressor: mais tecnologia não tripulada, menos material humano, mais leis ajustadas, menos efetivos em campo de batalha, mais advogados, menos militares, mais bloqueios de contas bancárias e operações financeiras, menos efeitos colaterais que possam comprometer a imagem dos invasores junto à opinião pública. A guerra mudou, mas continua sendo guerra e passa pela necessidade de ajustar as legislações nacionais dos adversários para permitir a invasão por outros meios: a arma da extraterritorialidade.

No dia 16 de setembro, a Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que trata de “Contraterrorismo" e que traz apreensão junto aos movimentos sociais. A pauta prossegue com grande velocidade nos trâmites de aprovação e é surpreendente que não tenhamos oposição organizada para revelar a óbvia armadilha que está sendo instalada em nossa legislação.

Em linhas gerais, o Projeto PL 1595/19, de autoria do Major Vitor Hugo, é defendido a partir de três argumentos: proteger vidas humanas, garantir a capacidade do Estado brasileiro de tomar decisões e preservar o patrimônio público e privado diante de ações terroristas. A justificativa não convence, já que o Brasil é um país pacífico há séculos, motivo de orgulho para a diplomacia. O propósito do projeto seria o de complementar os atos já tipificados como terrorismo pela Lei nº 13.260, Lei do Enfrentamento ao Terrorismo, mas, segundo o autor, para tipificar atos que, embora não sejam entendidos como tal, podem causar danos ao Estado e ao patrimônio.

A proposta é um insulto à inteligência estratégica e um risco ao país. O Brasil nunca teve ou mesmo possuiu grupos terroristas, nem mesmo vive ou viveu recentemente qualquer ameaça externa. Trata-se, transparente como água, de uma imposição ideológico-simbólica americana que fez prevalecer “guerras preventivas contra o terror” e que se desdobram, mais recentemente, em bloqueios e embargos preventivos, em multas preventivas, combate à corrupção preventivo e tudo o que a criatividade jurídico-militar for capaz de incluir como estratégia de ingerências de novo tipo.

Importante lembrar que até hoje, o único processo de investigação sobre terrorismo que partiu da Lei 13.260, aprovada durante o governo Dilma Rousseff, foi uma estranha e espetaculosa ação conduzida pelo Ministro da Justiça Alexandre de Moraes durante as Olimpíadas e que terminou com um dos acusados se suicidando na prisão. Aliás, diga-se de passagem, quando a controversa legislação foi aprovada, abrimos um flanco de vulnerabilidade que serve, como um ferimento mal curado, de entrada de novas

Mesmo com um contexto nacional e internacional que em nada justifica a adoção desse tipo de legislação, o debate na Câmara se dá às pressas, sem a adequada participação pública, o que naturalmente compromete a legitimidade. Esse debate é fundamental, pois para além do “flaflu” entre governo e oposição, está em questão uma visão de Estado e um consequente olhar para o futuro enquanto nação democrática que tem como suas finalidades preservar direitos e a dignidade da pessoa humana como eixo de toda sua ação.

Este tema, é antes de tudo, de Defesa do Estado e da soberania. Em território nacional não se dá o tipo terrorismo conforme preventivamente descrito na proposta. O próprio autor do projeto apresenta como subsídios o episódio do sequestro do ônibus 174 na Ponte Rio-Niterói, ou eventuais ameaças de ataques durante a Copa do Mundo em 2002, menciona potenciais ameaças a escolas, mas nas estatísticas oficiais não há dados que sustentem esse argumento. E é bastante evidente que todos os exemplos mencionados estão abarcados pelo amplo leque da legislação penal brasileira.

Caso a proposta avance e se torne lei, além de abrir uma irrefreável brecha na soberania brasileira para ações de ingerência de novo tipo, abre espaço para o arbítrio de procedimentos sem o controle das instituições do Estado que, por sua vez, deveriam estar sob controle constitucional e das garantias fundamentais.

O projeto traz ainda inequívoca invasão e subtração da competência das forças de segurança públicas estaduais e dos governadores, bem como esvazia a função dos ministérios públicos no controle externo da atividade policial.

A delimitação da conduta terrorista, que histórica, sociológica e politicamente já é vaga e lacunosa, portanto, sujeita ao arbítrio, é construída e complementada a partir de uma abstração excessiva em relação à legislação vigente, apresentando clara ofensa ao princípio da legalidade.

Cabe aos movimentos sociais, partidos e instituições públicas estarem atentos ao andamento legislativo deste perigoso projeto de lei que representa um óbice importante para a autonomia e a soberania do país frente ao assédio da extraterritorialidade que opera fortemente na América Latina em um contexto no qual o direito é arma de uma guerra não tradicional.

Alguém precisa avisar aos nossos congressistas entusiasmados que a “guerra ao terror” foi um rotundo fracasso geopolítico e que aliar-se a esse modelo obsoleto é uma armadilha. O mundo hoje é completamente diferente daquele de George Bush Jr, mas pelo jeito e lamentavelmente, como nas pitorescas histórias da Segunda Guerra, há soldados perdidos em ilhas distantes que continuam sem acreditar que a guerra acabou.

*Carol Proner, Doutora em Direito, Professora da UFRJ, integrante da Executiva Nacional da ABJD

*Patrick Mariano- advogado, mestre em direito e doutorando pela Universidade de São Paulo

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB