AO VIVO | ABJD reúne entidades e lança a cartilha com Propostas para o Sistema de Justiça

22/11/2022

AO VIVO | ABJD reúne entidades e lança a cartilha com Propostas para o Sistema de Justiça


Acesse aqui a Cartilha com as Propostas para o Sistema de Justiça


O Sistema de Justiça brasileiro é um dos responsáveis pela grave crise civilizatória em que se encontra a sociedade e acaba por reproduzir injustiças, preconceitos, desigualdades e garante a manutenção do status quo. Por isso, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) está em campanha por mudanças profundas nesse modelo e, neste sábado, 26, a partir de 11h30, a entidade reúne, virtualmente, organizações e movimentos parceiros para fazer o lançamento da Cartilha com as Propostas para o Sistema de Justiça.

 

O documento é resultado de um amplo debate realizado nesse ano por membros do sistema de justiça e servidores/as de carreiras jurídicas em geral, juízes/as, promotores/as, procuradores/as, defensores/as públicos/as, advogados/as, professores/as e estudantes de Direito, comprometidos/as com a democracia e os valores expressos na Constituição Federal de 1988. “A intenção é apresentar propostas para buscar a construção – a médio e longo prazo – de um modelo que se aproxime da prática de uma Justiça com cidadania, que aproxime a igualdade formal da justiça social, reconhecendo a existência das desigualdades e vulnerabilidades existentes”.

 

Participam da live de lançamento: Associação Juízes para a Democracia (AJD), o Coletivo Transforma MP, a Federação Nacional dos Estudantes de Direito (Fened), os Defensores e Defensoras pela Democracia, o MST, MTST, a Coalizão Negra Por Direitos, a APIB, a Coalizão Brasil para Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia e os Policiais Antifascismo.



A transmissão será feita pelos canais do Youtube daABJD, Canal do Conde, Grupo Prerrogativas e TVT.



Por que mudar o Sistema de Justiça?


 

“Entendemos que a atuação fora dos parâmetros legais dos órgãos do sistema de justiça e de segurança pública foram fundamentais para os acontecimentos no Brasil das duas últimas décadas. Os problemas do sistema de justiça são estruturantes, a maioria deles, infelizmente, nunca tratados ou quando muito abordados superficialmente nos debates dos coletivos que se situam no campo da defesa da democracia. Portanto, ao lado da luta para reconstruir o País, é preciso repensar a estrutura do sistema de justiça, que é anacrônica e formatada para propiciar o distanciamento do cidadão. Somente a participação da sociedade civil organizada pode ser capaz de garantir uma fiscalização com vistas a constranger processos do uso do Direito por seus agentes como arma de guerra. Somente uma estrutura menos hermética, que tenha na sociedade o parâmetro de seu funcionamento, pode servir à efetivação dos princípios fundamentais para a construção de uma sociedade justa”, afirmam as entidades.





AO VIVO | ABJD reúne entidades e lança a cartilha com Propostas para o Sistema de Justiça

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB