Vitória da Coalizão: TSE proíbe transporte de armas e munições no dia das eleições e 24 horas antes e depois

29/09/2022

Vitória da Coalizão: TSE proíbe transporte de armas e munições no dia das eleições e 24 horas antes e depois


 O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (29) resolução que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem. A determinação atende ao pedido feito pela Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, grupo do qual a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) faz parte, e que se reuniu com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, na última segunda, 26.


A Coalizão tem recebido inúmeros relatos de ameaças e violências no contexto eleitoral que, somadas à flexibilização sem precedentes na concessão de registros de armamentos por CACs (Clubes de Tiro, Colecionadores e Caçadores) perfazem um contexto altamente preocupante, no que tange à segurança de candidatos, militantes, eleitores e mesários. “A proibição de transporte de armas e munições mostra-se cada vez mais urgente e necessária na grave conjuntura de violência política no Brasil, a fim de defender a democracia e o consequente respeito à cidadania e ao voto popular, em clima de paz e segurança”.


A resolução, aprovada por unanimidade, altera a Resolução TSE nº 23.669, de 14 de dezembro de 2021, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2022 e incorpora o art. 154-A que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições 2022, nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem. O descumprimento da referida proibição acarretará a prisão em flagrante por porte ilegal de arma sem prejuízo do crime eleitoral correspondente.


A medida tem por objetivo proteger o exercício do voto de toda e qualquer ameaça, concreta ou potencial. Além disso busca prevenir confrontos armados derivados da violência política. O Poder Público possui poder de polícia para limitar liberdades por razões de bem comum. O Código Eleitoral prevê diversas hipóteses de poder de polícia em favor da Justiça Eleitoral.


A Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral é um coletivo que reúne mais de 200 entidades representativas dos mais diversos setores e categorias da sociedade civil, organizadas com o foco de defender a democracia e as eleições como direito humano à livre expressão da vontade cidadã e seu exercício de forma livre, secreta, segura, participativa e inclusiva.


Com informações do TSE

Vitória da Coalizão: TSE proíbe transporte de armas e munições no dia das eleições e 24 horas antes e depois

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB