ARTIGOS

30/01/2024
Autor: Tânia Maria de Oliveira

A Abin paralela e a República da arapongagem

O que está sendo trazido à luz é uma verdadeira organização criminosa, desvio de finalidade com o uso da máquina pública para atender a interesses privados e ilegais.

08/01/2024
Autor: Arnobio Rocha

Democracia Sempre: Sem Anistia, Sem Impunidade, com ampla defesa!

" Um ano depois, um novo desenho democrático, um arranjo, parece ganhar corpo, hoje, 08.01.2024, os poderes se reuniram para celebrar a Democracia."

08/01/2024
Autor: Marcelo Uchôa

8 de janeiro: um dia para jamais esquecer

"Neste primeiro 8 de janeiro após aquele domingo aparentemente corriqueiro, os Três Poderes se reunirão novamente, dessa vez não para vasculhar os escombros, mas para renovar o valor da democracia e lembrar a importância de se defendê-la diariamente."

08/01/2024
Autor: Tânia Maria de Oliveira

8 de janeiro: narrativa, anistia e sobrevivência da democracia

"Nos mecanismos de autodefesa da democracia a maior urgência é o combate às informações falsas que distorcem o processo de formação da opinião pública. "

18/05/2023
Autor: Ecila Moreira de Meneses

Senador, respeite a vida das mulheres!

Em artigo intitulado “Senador, respeite a vida das mulheres!”, publicado originalmente no jornal O Povo, a mestre em filosofia Ecila Moreira de Meneses, advogada membro da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia manifesta apoio ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, “que demonstrou firmeza em defender a vida, o diálogo, a ciência, as crianças, as mulheres

18/05/2023
Autor: Editorial

100 dias de governo Lula!

A pretensão desse texto não está em perpetuar a tradição de criticos e analistas por nenhuma outra razão senão porque após longos quatro e tenebrosos anos de retrocesso e destruição, em que pese o pouco tempo do novo governo, termos avanços a comemorar.

18/05/2023
Autor: Marcelo Semer

Aos Pedaços

“Aos pedaços” estará no livro Os Últimos Réus, continuação de Entre Salas e Celas – Dor e Esperança nas Crônicas de um Juiz Criminal (Autonomia Literária, 2018).

23/01/2023
Autor: Marcelo Uchôa

Genocídio Yanomami

O genocídio é um dos mais terríveis crimes já experimentados pela humanidade. Diz respeito ao extermínio deliberado de um povo. Apesar de casos de crueldade similares serem conhecidos desde a era Antiga, foi o jurista polonês Raphael Lemkin que, antes mesmo do fim da segunda guerra mundial, utilizou o termo para descrever o nível de barbaridade a que judeus estavam sendo submetidos por nazistas.


Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB