100 dias de governo Lula!

18/05/2023

100 dias de governo Lula!


É uma tradição de analistas, críticos e dos administrados de novos governos federais realizar uma avaliação da gestão após os 100 primeiros dias da posse do seu chefe maior. A pretensão desse texto não está em perpetuar esse padrão por nenhuma outra razão senão porque após longos quatro e tenebrosos anos de retrocesso e destruição, em que pese o pouco tempo do novo governo, termos avanços a comemorar. 

A primeira mudança de rumo a sinalizar a entronização do povo brasileiro, diverso por natureza, carente e historicamente maltratado por projetos políticos, se deu ainda no primeiro dia do ano. A cerimônia de posse do novo presidente da República estampou aos olhos de brasileiros emocionados que o rito de passagem de faixa, ordinariamente realizado pelo antecessor ao sucessor, aceita a quebra de protocolo quando ele é protagonizado por representantes do povo, como um líder indígena, uma mulher catadora, um professor, uma cozinheira, uma criança negra, um metalúrgico, um idoso, e uma pessoa com deficiência. 

Completada com êxito a posse do novo mandatário, o inicial e enorme desafio do governo se apresentou com as notícias vindas do Norte do Brasil, segundo as quais muitos indígenas da tribo Ianomâmi haviam morrido e de que muitos outros mais encontravam-se em situação de calamidade sanitária em decorrência de possível política de extermínio deliberadamente adotada pela administração anterior. A imediata viagem ao Pará para averiguar in loco a crise e determinar medidas de intervenção do governo federal ratificaram o valor que um estado civilizado deve ter com seus povos originários, mandamentos humanitários e, no Brasil, constitucionais.  

A deflagração de operações pelos Ministérios da Justiça, de Direitos Humanos e da Saúde deram rápida resposta à necessidade de cessação do flagelo e desencadearam medidas de cuidados emergenciais para sanar o caos em curso. Relevante notar, ainda, que a prometida guinada de direção em prol de política ambiental mais responsável e sustentável surtirá efeitos positivos também em relação a esse triste episódio. 

Na política econômica e social, as principais deliberações apresentadas à nação no lapso dos cem primeiros dias residem na propositura do novo projeto do arcabouço fiscal - que garantirá recursos permanentes a programas sociais do estado brasileiro. Igual destaque merece o relançamento do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – Pronasci II, com focos nos combates de violência contra a mulher e ao racismo estrutural e no apoio às vítimas da criminalidade e no fomento às políticas de cidadania - especialmente no trabalho e ensino formais e profissionalizantes para presos e egressos. 

A ampliação do Bolsa Família, a entrega de casas populares na Bahia ainda nos primeiros dias do novo governo, o programa de vacinas bivalentes, bem como a retomada de programas como o Mais Médicos, o Plano de Aquisição de Alimentos (PAA) e a edição do Decreto de Fomento à Cultura são exemplos de como o Governo Federal vai fazer o Brasil voltar a avançar em áreas fundamentais para o resgate da cidadania do povo brasileiro, que deve ter pleno acesso aos Direitos Sociais garantidos pela Constituição. 

A sociedade está sendo chamada a participar diretamente da construção das políticas públicas, por meio da retomada das conferências temáticas, da reconstrução dos conselhos e sobretudo do debate nos territórios.  

O PPA participativo, que já teve início e segue acontecendo com uma plenária em cada estado do país e uma plataforma digital é o primeiro pontapé desse novo formato de participação social, capitaneado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que que tem na educação popular uma base fundamental. 

Em matéria de política internacional, o presidente Lula cumpriu agenda em vários países, colocando novamente o país como protagonista mundial. 

Nosso sentimento como cidadãos é que voltamos a ter um estadista na Presidência da República. 

A cena em que um menino aborda o Presidente Lula dizendo que o ama e ele prontamente retribui com um “eu também te amo”, é revelado com doçura para nós como deve ser o exercício do poder: humano e dialógico. O presidente reafirma para o seu povo que seu representante é um ser cuidadoso, sensível e cioso das necessidades da sua gente.  

Mas, para que este governo possa dar seguimento ao projeto de um Brasil democrático e sensível se faz necessário que toda a sociedade, e em especial a nossa militância, esteja unida para apoiar as medidas de reconquista e de ampliação de direitos. É necessário e urgente pressionar e mostrar a força de articulação política da classe trabalhadora. O projeto de desmonte do país não se resume à figura nefasta do antigo presidente, ele é um projeto de articulação internacional e que conta com muito apoio da subserviente burguesia nacional. Por isso, como nos ensina o canto de Gal Costa:   

"Atenção, precisa ter olhos firmes 

Pra este sol, para esta escuridão. 

Atenção 

Tudo é perigoso 

Tudo é divino maravilhoso"  

Assim estaremos atentos e fortes! 

100 dias de governo Lula!

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB