Senador, respeite a vida das mulheres!

18/05/2023

Senador, respeite a vida das mulheres!


*Por Ecila Moreira de Meneses

A tentativa do Senador Girão de entregar réplica de "criança" de onze semanas de gestação ao ministro dos Direitos Humanos, Sílvio de Almeida, causou espanto e revolta. Em repúdio a essa pantomima grotesca, que desrespeita a tragédia de desassistência às mulheres, por conta de gravidezes indesejadas ou perigosas, a Coalizão Cearense em Defesa da Democracia, juntamente com entidades e militantes dos Direitos Humanos no Ceará, organizaram nota de repúdio.

Em tempos de chacinas em escolas e de depredações do patrimônio público, protagonizadas por defensores de ditaduras e de torturadores, assistir a mais uma encenação de mau gosto desse tipo não é fácil. Existe, infelizmente, audiência para a estética de horrores; mesmo que estejamos cansados de perversões narcísicas e de certezas fundamentalistas, elas reaparecem em novas acrobacias e girândolas de exibicionismo
sem vergonha.

A atitude demagógica do Senador é coerente com seu histórico de negacionismo, ao difundir tratamentos desaconselhados pela ciência e defender a má gestão do governo Bolsonaro no enfrentamento à Covid-19, que levou à maior tragédia sanitária do Brasil. Esse senhor quer aparecer como defensor da vida, mas manipula imagem de um "cadáver" (sic), e usa a estética delirante do fascismo, inimiga do diálogo e do Parlamento, que procura "forjar um clima de terror, constrangimento e culpa no público para impedir o debate e a argumentação", como diz a nota coletiva.

Com frieza travestida de calma, o senhor Girão é incapaz de qualquer sensibilidade diante da trágica estatística de mortes de mulheres e da dor das famílias. Por isso nossa nota de repúdio manifesta apoio "à atitude expressa na resposta do senhor Ministro Sílvio de Almeida, que demonstrou firmeza em defender a vida, o diálogo, a ciência, as crianças, as mulheres, como fiel lutador e defensor dos Direitos Humanos."

*Por Ecila Moreira de Meneses, advogada, mestre em Filosofia (UFC), membro da Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia

Publicado originalmente no jornal O POVO em 17/05/2023

Escolha a ABJD mais próxima de você

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB