Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

Nota de Pesar e Solidariedade pelo falecimento de Manoel da Conceição Santos


A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Núcleo Maranhão (ABJD-MA) manifesta profundo pesar pelo falecimento do grande militante das causas sociais e camponesas, Manoel da Conceição Santos, que hoje se eternizou estrela no panteão dos grandes lutadores por uma sociedade justa e solidária, que tem por objetivo primordial proporcionar vida digna a todo ser humano que neste planeta habita.

Maranhense, enquanto líder sindical foi um dos maiores articuladores da luta camponesa em resistência ao regime militar no país; foi preso político, torturado, e por um tiro sofrido em emboscada, perdeu uma de suas pernas; exilado, denunciou as arbitrariedades do regime ditatorial a partir de Genebra. 

Fundador nacional do Partido dos Trabalhadores, da Central Única dos Trabalhadores - CUT, e do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU. 

Companheirismo, dedicação, amor à humanidade, fé na vida, fé no homem, fé no que virá, Mané da Conceição será para sempre símbolo da resistência, da construção, da propagação dos ideais que movem a humanidade em busca da justiça em sua ampla caracterização: vida digna, vida plena! 

Viva Mané! 

Imperatriz/MA, 18 de agosto de 2.021 

Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD, Núcleo Maranhão