Com dados da CPI da Covid, ABJD faz nova denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

Foto: Marcos Corrêa-PR Acesse o documento em português e inglês Com base em fatos novos levantados pela CPI da Covid, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira, 09, no Tribunal Penal Internacional (TPI), um adendo onde pede que a Corte dê seguimento à representação realizada em abril de 2020. A intenção é que seja investigada a denúncia feita pela entidade contra Jair Bolsonaro por cometimento de crimes humanitários contra a população brasileira ao assumir a opção de imunidade de rebanho, com boicote ao programa de vacinação e negação das políticas de cuidados sanitários .  De acordo com os juristas, a sistematização de dados produzidos pela CPI da Covid e por vários pesquisadores revelam o empenho e a eficiência da atuação do presidente e da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional. “As normas produzidas, decretos e vetos a leis votadas no Congresso, os discursos e atos de Bolsonaro foram determinantes para

AO VIVO | Fórum Social Mundial Justiça e Democracia debate a CPI da Covid nesta segunda, 14

 


Nesta segunda-feira (14), às 18h, o Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) realiza um debate ao vivo sobre o tema que vem sendo acompanhado de perto pelos brasileiros e brasileiras: CPI da Covid-19. O evento é uma parceria entre a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD) e o Coletivo por um Ministério Público Transformador (Transforma MP).


Após mais de um mês em que foi instalada a Comissão que apura ações e omissões do Governo Bolsonaro na gestão da pandemia, o que já é possível constatar? Quais podem ser os desdobramentos e os próximos passos? Diante do que já foi revelado nos depoimentos, qual a avaliação sobre a condução da crise sanitária pelo Governo Federal e quais podem ser as consequências?

Para responder a essas e outras perguntas, participam do debate virtual o senador Humberto Costa (PT-PE), titular da CPI da Covid, e Gulnar Azevedo, médica e presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), que foi convidada a participar dos debates da Comissão.

A mediação será das juristas Tânia Oliveira (ABJD), Alessandra Minadakis (APD) e Daniela Ribeiro Mendes (Transforma MP).

Acompanhe a transmissão pelos canais da ABJDBR, FSMJD Resiste, Transforma MP, APD e do senador Humberto Costa.