Com dados da CPI da Covid, ABJD faz nova denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

Foto: Marcos Corrêa-PR Acesse o documento em português e inglês Com base em fatos novos levantados pela CPI da Covid, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira, 09, no Tribunal Penal Internacional (TPI), um adendo onde pede que a Corte dê seguimento à representação realizada em abril de 2020. A intenção é que seja investigada a denúncia feita pela entidade contra Jair Bolsonaro por cometimento de crimes humanitários contra a população brasileira ao assumir a opção de imunidade de rebanho, com boicote ao programa de vacinação e negação das políticas de cuidados sanitários .  De acordo com os juristas, a sistematização de dados produzidos pela CPI da Covid e por vários pesquisadores revelam o empenho e a eficiência da atuação do presidente e da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional. “As normas produzidas, decretos e vetos a leis votadas no Congresso, os discursos e atos de Bolsonaro foram determinantes para

Após depredação, ABJD reinstala outdoor #BolsonaroGenocida em São Lourenço-MG


Outdoor da ABJD foi reinstalado em São Lourenço-MG

Um outdoor que faz parta da campanha da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) que denuncia os crimes de Bolsonaro na pandemia e o acusa de genocida foi destruído na cidade de São Lourenço-MG. 

O ato, considerado antidemocrático, foi denunciado às autoridades pela entidade, em parceria com o Fórum Fora Bolsonaro Circuito da Águas, no dia 21 de maio. Um boletim de ocorrência foi aberto contra as pessoas que vandalizaram a peça. 

    O antes e depois da destruição


Os jurista pela democracia ressaltam que os ataques sofridos não serão capazes de calar as vozes em defesa da democracia, do direito à saúde pública e contra o governo responsável pelas mais de 450 mil mortes de brasileiros e brasileiras durante a pandemia. Além disso, a entidade repudia todo e qualquer ato que fira a liberdade de expressão.