Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

ABJD inicia Ciclo de Debates no dia 10 de abril com atividade sobre Racismo




Inscrições até 08/04 pelo link: https://forms.gle/qwVtmQvbUh3TsL5d6 

Considerando a importância de discutir o sistema de justiça brasileiro relacionado à conjuntura enfrentada nos dias atuais, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) dá sequência aos esforços de criar espaços de debate e formação e realiza o Ciclo de Debates. O evento visa possibilitar o diálogo entre ação-reflexão para fortalecer e incidir nas demandas que exijam a atuação dos juristas pela democracia.

A abertura acontece no dia 10 de abril com o debate sobre "Racismo Estrutural e o Sistema de Justiça" com:
  • Tatiana Dias (UFBA) - Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense(UFF). É Doutoranda em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (UCL). Pesquisadora  do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM-UEFS) e do Programa Direito e Relações Raciais da Universidade Federal da Bahia (PDRR-UFBA).
  • Jadir Brito (UFRJ) - Doutor em Direito do Estado (PUC-SP). Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional (PUC-Rio). Professor Associado do Núcleo de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ (NEPP-DH/UFRJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH/UFRJ).
"A conjuntura brasileira impõe a necessidade de nos mantermos alerta sobre os temas e propostas atuais no âmbito Legislativo. Além disso, o Judiciário segue participando ativamente nos conflitos políticos no Brasil, atuando em questões da mais alta relevância. Por isso, a proposta dos encontros é refletir de forma coletiva sobre os temas da conjuntura e sobre possíveis medidas de enfrentamento dos retrocessos em curso", afirma os integrantes da Secretaria de Assuntos Acadêmicos da entidade.

Os encontros serão quinzenais via plataforma Zoom, sempre aos sábados, de 9h às 12h. Antes de cada encontro serão abertas as inscrições para os/as interessados/as. Será emitido Certificado de participação por cada Encontro, para quem solicitar mediante participação de 75% de presença na atividade.

Contato: formacao@abjd.org.br.

Confira o Calendário:

a)Racismo Estrutural e o Sistema de Justiça – 10/04

b) Alterações legislativas: A liberação das armas e seu impacto na violência– 24/04

c) Implicações Institucionais da revisão do PNDH3 - 08/05

d) Mudanças Legislativas: Questão Agrária e Retrocessos Ambientais – 22/05

e)Atuação do Ministério Público e discrepancias na Lava Jato – 05/06

f) Militarismo no Brasil e as Funções Institucionais – 19/06

g) Reforma Administrativa – 03/07

h) Vacina como Direito Humano e o papel do SUS – 17/07