Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

AO VIVO | ABJD debate "Fascismo e exílio no governo Bolsonaro" com Marcia Tiburi

 



A filósofa e escritora Marcia Tiburi é a convidada do próximo debate ao vivo que será realizado pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A conversa sobre "Fascismo e exílio no governo Bolsonaro" será nesta terça-feira, 18, às 18h, nas redes ABJDBR.

Candidata a governadora do Rio de Janeiro pelo em PT em 2018, Tiburi teve que deixar o Brasil logo após o processo eleitoral depois de receber ameaças de morte e não poder mais sair de casa. 

Não por coincidência, a escritora foi vítima do mesmo fascismo emergente que trata em obras como: "Como conversar com um fascista (2015); “Ridículo Político: uma investigação sobre o risível, a manipulação da imagem e o esteticamente correto” (2017); e Delírio do poder: Psicopoder e loucura coletiva na era da desinformação (2019).

Prestes a lançar um novo livro chamado "Como derrotar o Nazifascismo", a filósofa discute essas e outras questões que permeiam seu trabalho e sua realidade com os integrantes da Executiva Nacional da ABJD, Marcelise Azevedo e José Maria Vieira.