Padre Bruno Sechi — Foto: Akira Onuma
Faleceu Padre Bruno Sechi.
Italiano, chegou ao Brasil na década de 60.
Fundador do restaurante do pequeno vendedor, em 1970, posteriormente República do Pequeno Vendedor e atual Movimento República de Emaús, Padre Bruno foi um sacerdote, um cidadão, um ser humano devotado em ajudar o próximo e em especial em atendimento às crianças e adolescentes.
A importância desse movimento é tão grande e impactante para a cidade de Belém que é raro ver uma casa que não tenha interagido de alguma forma com a República de Emaús, seja fornecendo doações para reciclagem, seja recebendo as ações de assistência social e formação educacional que seus projetos propiciam.
Quantas crianças tiveram um alento e a vida modificada por suas ações?
Só isso já seria suficiente pra marcar seu nome no estado que adotou, mas Padre Bruno foi além e através das ações do Movimento do Pequeno Vendedor, pode lutar para a criação do Centro de Defesa do Menor (CDM), atual Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA EMAÚS).
Influenciou e atuou na criação do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, Fórum Nacional em defesa da criança e adolescente, Associação Nacional de Centros de Defesa, na formulação do ECA, e na criação dos Conselhos Tutelares, enfim, toda a política de proteção à criança e adolescente teve alguma participação de sua atuação.
E, para além de sua atuação em relação à criança e adolescente, Padre Bruno será lembrado sempre como um dos maiores defensores de direitos humanos desse Estado.
Num momento histórico onde as políticas e defensores de direitos humanos são marginalizados, Padre Bruno fará uma falta enorme.
É uma perda imensurável.
A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, ABJD – Núcleo Pará lamenta de forma profunda seu falecimento e nos apegamos ao seu exemplo, para que, como ele, tentemos seguir firmes, retos, incansáveis e corajosos na defesa dos Direitos Humanos.
Muito obrigado por tudo Padre Bruno, muito obrigado.
Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia
ABJD – Núcleo Pará