Com dados da CPI da Covid, ABJD faz nova denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

Foto: Marcos Corrêa-PR Acesse o documento em português e inglês Com base em fatos novos levantados pela CPI da Covid, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira, 09, no Tribunal Penal Internacional (TPI), um adendo onde pede que a Corte dê seguimento à representação realizada em abril de 2020. A intenção é que seja investigada a denúncia feita pela entidade contra Jair Bolsonaro por cometimento de crimes humanitários contra a população brasileira ao assumir a opção de imunidade de rebanho, com boicote ao programa de vacinação e negação das políticas de cuidados sanitários .  De acordo com os juristas, a sistematização de dados produzidos pela CPI da Covid e por vários pesquisadores revelam o empenho e a eficiência da atuação do presidente e da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional. “As normas produzidas, decretos e vetos a leis votadas no Congresso, os discursos e atos de Bolsonaro foram determinantes para

Lançado o 1º livro brasileiro sobre coronavírus: “Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois”



Já está disponível o primeiro livro brasileiro sobre a pandemia de Covid-19. “Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois” é uma coletânea de artigos organizada pelos professores Anjuli Tostes e Hugo Melo Filho, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A distribuição é gratuita no formato ebook (pdf) pode ser baixado no site da Editora Práxis: http://editorapraxis.com.br/quarentena/.

A obra reúne textos de pensadores e personalidades brasileiros e estrangeiros, como Noam Chomsky, Slavoj Žižek, o nobel de economia (2001) Joseph Stiglitz, Boaventura de Sousa Santos, Jeffrey Sachs, Michael Löwy, Ciro Gomes, Flávio Dino, Vladimir Safatle, Eduardo Moreira, Marcio Pochmann, Ladislau Dowbor, Tarso Genro, Luiz Beluzzo, Ricardo Antunes, entre outros. Além de artigos dos próprios organizadores. 

A maior parte das produções é inédita e foi escrita exclusivamente para o livro. O impacto da crise do novo coronavírus é analisado a partir de olhares de diversos campos, como a economia, a filosofia, a sociologia, o direito, as relações internacionais e a política. 

Confira abaixo a lista completa dos autores:

⁃ Ananda T. Isoni

⁃ Anjuli Tostes

⁃ Boaventura de Sousa Santos

⁃ Ciro Gomes

⁃ Eduardo Moreira

⁃ Flávio Dino

⁃ Hugo Melo Filho

⁃ Jeffrey Sachs

⁃ Joseph Stiglitz

⁃ Ladislau Dowbler

⁃ Luiz Belluzzo

⁃ Marcio Pochmann

⁃ Michael Löwy

⁃ Noam Chomsky

⁃ Pedro Otoni

⁃ Ricardo Antunes

⁃ Slajov Žižek

⁃ Tarso Genro

⁃ Valdete Severo

⁃ Vladimir Safatle

⁃ Wilson Ramos Filho

⁃ Wilton Moreira