Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

Lançado o 1º livro brasileiro sobre coronavírus: “Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois”



Já está disponível o primeiro livro brasileiro sobre a pandemia de Covid-19. “Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois” é uma coletânea de artigos organizada pelos professores Anjuli Tostes e Hugo Melo Filho, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A distribuição é gratuita no formato ebook (pdf) pode ser baixado no site da Editora Práxis: http://editorapraxis.com.br/quarentena/.

A obra reúne textos de pensadores e personalidades brasileiros e estrangeiros, como Noam Chomsky, Slavoj Žižek, o nobel de economia (2001) Joseph Stiglitz, Boaventura de Sousa Santos, Jeffrey Sachs, Michael Löwy, Ciro Gomes, Flávio Dino, Vladimir Safatle, Eduardo Moreira, Marcio Pochmann, Ladislau Dowbor, Tarso Genro, Luiz Beluzzo, Ricardo Antunes, entre outros. Além de artigos dos próprios organizadores. 

A maior parte das produções é inédita e foi escrita exclusivamente para o livro. O impacto da crise do novo coronavírus é analisado a partir de olhares de diversos campos, como a economia, a filosofia, a sociologia, o direito, as relações internacionais e a política. 

Confira abaixo a lista completa dos autores:

⁃ Ananda T. Isoni

⁃ Anjuli Tostes

⁃ Boaventura de Sousa Santos

⁃ Ciro Gomes

⁃ Eduardo Moreira

⁃ Flávio Dino

⁃ Hugo Melo Filho

⁃ Jeffrey Sachs

⁃ Joseph Stiglitz

⁃ Ladislau Dowbler

⁃ Luiz Belluzzo

⁃ Marcio Pochmann

⁃ Michael Löwy

⁃ Noam Chomsky

⁃ Pedro Otoni

⁃ Ricardo Antunes

⁃ Slajov Žižek

⁃ Tarso Genro

⁃ Valdete Severo

⁃ Vladimir Safatle

⁃ Wilson Ramos Filho

⁃ Wilton Moreira