Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

#AOVIVO | ABJD debate garantias de direitos fundamentais durante a pandemia



A pandemia está revelando a real dimensão das vulnerabilidades pessoais e mostrando que o bem-estar individual também depende do bem-estar coletivo.

Com o aumento do número de casos da covid-19 crescendo exponencialmente, as pessoas exigem do Estado medidas de proteção para conter o avanço do coronavírus.

Neste contexto, é importante não deixar de lado as garantias internacionais e constitucionais que asseguram condições mínimas de exercício de direitos, até mesmo em situações sem quaisquer precedentes como a pandemia.

Para analisar a defesa dos direitos e garantias fundamentais no Brasil, necessariamente também os direitos humanos, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) realiza o debate Estado Democrático de Direito e a Crise da Covid-19. 

Participam:

- Carol Proner, Professora da UFRJ e integrante da ABJD
- Felipe Santa Cruz, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
- Cezar Britto, Ex-Presidente do CFOAB e membro da ABJD

Mediação:
Yanne Teles, Advogada e integrante da Executiva Nacional da ABJD