Carta de Brasília do II Seminário Internacional da ABJD

23 e 24 de maio de 2019


O Brasil vive um momento de crise estrutural.

O ciclo político iniciado com a Nova República esgotou-se com o golpe de 2016 e seus desdobramentos, que culminaram com a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República, após a interferência do Poder Judiciário afastando o ex-Presidente Lula da eleição.

A Constituição de 1988, fruto desse ciclo político, tem sido diariamente colocada à prova.

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão em aparente desarmonia. Setores das Forças Armadas têm flertado com as disputas políticas, emitindo opinião sobre julgamentos em curso nos tribunais e tomando partido de ações de governo. Medidas para equacionar a crise entre os poderes carecerão de legitimidade se forem adotadas exclusivamente pelo Legislativo ou qualquer outro poder. A solução deve passar, necessariamente, pelo povo, por meio de participação popular, na forma do parágrafo único, do art. 1º, da Constituicao Federal.

A polarização política ocorrida…

Juristas debatem comunicação e o sistema de justiça





ABJD realiza seminário neste sábado e discute o papel da comunicação para a construção de um novo sistema de justiça brasileiro

Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) promoverá uma intersecção entre comunicação e direito neste sábado (23) a partir das 9h. O evento, que acontece em São Paulo, reúne os membros da entidade e também juristas de outras organizações. O espaço é uma oportunidade de reflexão sobre o papel da comunicação no atual cenário brasileiro alinhada aos desafios para a transformação do sistema de justiça brasileiro. A associação conta com 1300 integrantes entre professores, juízes, servidores públicos de todas as carreiras do judiciário, advogados, promotores, procuradores e estudantes de direito.

Nomes como os dos jornalistas Renato Rovai, da Revista Fórum, e Renata Mieli, do Coletivo Intervozes, estão confirmados como debatedores. Na programação temas como "a necessidade de envolver todo o sistema no debate jurídico para defender as garantias legais" serão parte da programação das mesas de debate. A mesa "Mídia, política, democracia e desafios" que conta com a participação do jornalista e ex-ministro da comunicação Franklin Martins terá transmissão ao vivo pela página da ABJD a partir das 10h.