Com dados da CPI da Covid, ABJD faz nova denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

Foto: Marcos Corrêa-PR Acesse o documento em português e inglês Com base em fatos novos levantados pela CPI da Covid, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira, 09, no Tribunal Penal Internacional (TPI), um adendo onde pede que a Corte dê seguimento à representação realizada em abril de 2020. A intenção é que seja investigada a denúncia feita pela entidade contra Jair Bolsonaro por cometimento de crimes humanitários contra a população brasileira ao assumir a opção de imunidade de rebanho, com boicote ao programa de vacinação e negação das políticas de cuidados sanitários .  De acordo com os juristas, a sistematização de dados produzidos pela CPI da Covid e por vários pesquisadores revelam o empenho e a eficiência da atuação do presidente e da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional. “As normas produzidas, decretos e vetos a leis votadas no Congresso, os discursos e atos de Bolsonaro foram determinantes para

Nota em solidariedade ao Deputado Jean Wyllys



A ABJD e o Núcleo ABJD RJ recebem com tristeza e apreensão a notícia de que Jean Wyllys, Deputado Federal do PSOL eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, irá renunciar ao mandato e viver fora do país em razão de ameaças sistemáticas à sua vida e integridade física e psicológica. Fatos estes, cabe frisar, que não receberam a devida apuração e consequente atuação por parte das autoridades brasileiras. 

Essas ameaças decorrem do discurso de ódio e do ataque aos chamados “grupos minoritários” (como a comunidade LGBTI da qual faz parte o referido deputado) por políticos, personalidades, grupos de extrema-direita e até integrantes do judiciário, que usaram esses ataques como estratégia político-eleitoral, sem considerar os efeitos perversos da discriminação para toda a sociedade. 

Manifestamos toda a solidariedade e apoio ao deputado e rogam que Jean Willys possa, a exemplo do que vem construindo em sua trajetória, seguir inspirando e estimulando a luta pelos direitos humanos onde quer que se encontre.

ABJD
Núcleo ABJD RJ