Com dados da CPI da Covid, ABJD faz nova denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional

Foto: Marcos Corrêa-PR Acesse o documento em português e inglês Com base em fatos novos levantados pela CPI da Covid, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) protocolou nesta terça-feira, 09, no Tribunal Penal Internacional (TPI), um adendo onde pede que a Corte dê seguimento à representação realizada em abril de 2020. A intenção é que seja investigada a denúncia feita pela entidade contra Jair Bolsonaro por cometimento de crimes humanitários contra a população brasileira ao assumir a opção de imunidade de rebanho, com boicote ao programa de vacinação e negação das políticas de cuidados sanitários .  De acordo com os juristas, a sistematização de dados produzidos pela CPI da Covid e por vários pesquisadores revelam o empenho e a eficiência da atuação do presidente e da União em prol da ampla disseminação do vírus no território nacional. “As normas produzidas, decretos e vetos a leis votadas no Congresso, os discursos e atos de Bolsonaro foram determinantes para

AO VIVO | No dia do Estudante, ABJD lança a Secretaria de Assuntos Estudantis



Inscrições pelo link: https://forms.gle/EtKuJJVHLTZPBxC57

No dia 11 de agosto, quando se celebram as e os estudantes e os advogados e advogadas, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) realiza uma live de lançamento da Secretaria de Assuntos Estudantis, a mais nova instância a fazer parte da entidade. O evento será a partir de 18h, com transmissão pelo Youtube ABJDBR e terá a participação de Gisele Cittadino, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PUC-Rio) e da vereadora Liana Cirne (PT-PE), que é professora de Direito da UFPE. Ambas integram a ABJD.

De acordo com o estudante de Direito Artur Colito, membro da ABJD, a Secretaria busca a união dos (as) estudantes de direito da graduação e da pós-graduação junto aos demais juristas na luta pela educação de qualidade, contra a precarização e os cortes. "Convidamos os (as) estudantes para se unir na construção desse espaço importante de luta que atuará em defesa dos direitos humanos e contra as perseguições e desmandos autoritários dentro das universidades", afirma.

  

Secretarias da ABJD

A ABJD é a única organização que reúne todas as categorias de juristas para defender o Estado Democrático de Direito. Participam desde juízes, desembargadores, advogados, defensores públicos, professores, servidores do sistema de justiça, promotores, procuradores estaduais e municipais e estudantes de direito. A entidade conta com aproximadamente 2 mil associados e associadas que se dividem em núcleos presentes em 19 estados.

Dentro da organização, há a instituição de Secretarias que atuam em diversas frentes:

  • Secretaria Geral
  • Secretaria de Cultura
  • Secretaria de Assuntos Acadêmicos
  • Secretaria de Assuntos Estudantis
  • Secretaria de Assuntos Institucionais e Carreiras
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos e Legislativos
  • Secretaria de Comunicação
  • Secretaria de Finanças
  • Secretaria de Relações Internacionais
  • Secretaria de Diversidades
  • Secretaria do Trabalho