Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

Com debate sobre Racismo, ABJD inicia o Ciclo de Debates. Próximo encontro será no dia 24




O primeiro encontro do Ciclo de Debates da ABJD,  promovido pela Secretaria de Assuntos Acadêmicos da Associação foi um sucesso. O debate sobre "Racismo estrutural e o Sistema de Justiça"
foi conduzido pelos professores Tatiana Gomes (UFBA) e Jadir Brito(UFRJ). O evento ainda teve a participação forte e emocionante da Ialorixá Mãe Dulce Lino de Ọ̀ṣun e abertura ficou por conta da integrante da Executiva Nacional, Vera Lúcia Santana Araújo, que representou a Secretaria de Diversidades.

O Ciclo de Debates é uma iniciativa da entidade que busca refletir de forma coletiva sobre os temas da conjuntura e sobre possíveis medidas de enfrentamento, no campo jurídico-político, dos retrocessos em curso.

Os encontros acontecem quinzenalmente, via plataforma Zoom, sempre aos sábados, de 9h às 12h. O próximo será no dia 24 de abril com o tema “Alterações legislativas: A liberação das armas e seu impacto na violência”. Os palestrantes serão a ex-subprocuradora-geral da República, Deborah Duprat, que é mestre em Direito e Estado (UnB) e Procuradora da República aposentada, e o cientista político Diego Scardone, assessor da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados e mestre pela Universidade de Oxford.




As inscrições para a próxima etapa já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/k4MfXbrSFPi28eYo9 até o dia 22 de abril.

Será emitido Certificado de participação por cada Encontro, para quem solicitar mediante participação de 75% de presença na atividade.