Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

AO VIVO | Lava Jato: a Operação que sequestrou a democracia



A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) retorna os debates ao vivo e, nesta segunda, 22, às 18h, reúne dois grandes juristas para falar sobre a Lava Jato, a operação que sequestrou a democracia.

Com a mediação de Tania Maria de Oliveira, da Executiva Nacional da entidade, a desembargadora aposentada (TJ-SP), integrante da AJD e ABJD, Kenarik Boujikian, e o professor de Direito Constitucional (PUC-SP) e membro da ABJD, Pedro Serrano, debatem os impactos da operação que determinou os rumos do país durante mais de seis anos.

Vendida como a maior operação anticorrupção do mundo, com o respaldo fundamental da mídia, a Lava Jato foi encerrada formalmente no último dia 1º de fevereiro e os diálogos entre procuradores e o ex-juiz Sergio Moro, revelados tanto no escândalo da Vaza Jato, quanto na Operação Spoofing, reforçam o que os juristas democráticos já sabiam: servidores públicos do sistema de justiça criaram uma enorme farsa sob o pretexto do combate à corrupção e se apresentaram como heróis; perderam qualquer apego à cultura democrática que criou as bases dos princípios do devido processo legal constitucional; estabeleceu um conluio com autoridades estrangeiras, atuando clandestinamente no Brasil; e perseguiu e condenou injustamente o ex-presidente Lula. 


Assista:
🔗 YouTube: ABJDBR
🔗 Facebook: ABJDBR