Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

AO VIVO | ABJD reúne policiais antifascistas e debate o papel dos agentes de segurança na democracia

 

Dá para ser policial e lutar contra o fascismo? Essas e outras questões serão debatidas pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) com as policiais Páris Barbosa e Alyne Soares e o policial Pedro Chê. A conversa será nesta segunda, 24, às 18h, com mediação de Érica Meireles, da Executiva Nacional da entidade. Assista pelo Facebook e Youtube: ABJDBR.

Outro importante tema que será discutido é a produção de dossiês sigilosos, pelo Governo Bolsonaro, contra servidores da segurança pública identificados como antifascistas. O caso foi revelado recentemente pelo portal UOL e gerou grande repercussão, sendoi repudiado por diversas organizações, movimentos e entidades, entre elas a ABJD.

Nesta quinta, 20, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 votos a 1, determinar a suspensão imediata da produção, pelo Ministério da Justiça, de dossiês sobre vida pessoal, escolhas pessoais, políticas e práticas cívicas dos cidadãos identificados como integrantes de movimento político antifascista e de oposição ao governo Jair Bolsonaro.