ABJD denuncia Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional

Presidente estimula o contágio e coloca a vida de milhares de pessoas em risco na pandemia A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) protocolou nesta quinta-feira, (2/4) uma representação (Leia a íntegra em português e inglês) no TPI (Tribunal Penal Internacional) contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela prática de crime contra a humanidade que vitima a população brasileira diante da pandemia de coronavírus.

Acesse o texto de divulgação em inglês e espanhol.
De acordo com a entidade, o Brasil possui, no atual momento, um chefe de governo e de Estado cujas atitudes são total e absolutamente irresponsáveis. Por isso, solicitam ao TPI que instaure procedimento para averiguar a conduta do presidente e condene Bolsonaro pelo crime contra a humanidade por expor a vida de cidadãos brasileiros, com ações concretas que estimulam o contágio e a proliferação do vírus, aplicando a pena cabível.

“Por ação ou omissão, Bolsonaro coloca a vida da população em risco, come…

Lançado o 1º livro brasileiro sobre coronavírus: “Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois”



Já está disponível o primeiro livro brasileiro sobre a pandemia de Covid-19. “Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois” é uma coletânea de artigos organizada pelos professores Anjuli Tostes e Hugo Melo Filho, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). A distribuição é gratuita no formato ebook (pdf) pode ser baixado no site da Editora Práxis: http://editorapraxis.com.br/quarentena/.

A obra reúne textos de pensadores e personalidades brasileiros e estrangeiros, como Noam Chomsky, Slavoj Žižek, o nobel de economia (2001) Joseph Stiglitz, Boaventura de Sousa Santos, Jeffrey Sachs, Michael Löwy, Ciro Gomes, Flávio Dino, Vladimir Safatle, Eduardo Moreira, Marcio Pochmann, Ladislau Dowbor, Tarso Genro, Luiz Beluzzo, Ricardo Antunes, entre outros. Além de artigos dos próprios organizadores. 

A maior parte das produções é inédita e foi escrita exclusivamente para o livro. O impacto da crise do novo coronavírus é analisado a partir de olhares de diversos campos, como a economia, a filosofia, a sociologia, o direito, as relações internacionais e a política. 

Confira abaixo a lista completa dos autores:

⁃ Ananda T. Isoni

⁃ Anjuli Tostes

⁃ Boaventura de Sousa Santos

⁃ Ciro Gomes

⁃ Eduardo Moreira

⁃ Flávio Dino

⁃ Hugo Melo Filho

⁃ Jeffrey Sachs

⁃ Joseph Stiglitz

⁃ Ladislau Dowbler

⁃ Luiz Belluzzo

⁃ Marcio Pochmann

⁃ Michael Löwy

⁃ Noam Chomsky

⁃ Pedro Otoni

⁃ Ricardo Antunes

⁃ Slajov Žižek

⁃ Tarso Genro

⁃ Valdete Severo

⁃ Vladimir Safatle

⁃ Wilson Ramos Filho

⁃ Wilton Moreira