Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

Pandemia: ABJD transmite ao vivo debate sobre alternativas de resgate do Direito do Trabalho, dia 14/4



A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) transmite ao vivo na próxima terça-feira, (14), o debate Pandemia e a Crise do Ultraneoliberalismo: Alternativas de resgate do Direito do Trabalho. O evento virtual será exibido pelo Facebook e YouTube da Associação (@abjdbr), entre 17h e 18h30. Interessados poderão participar e enviar perguntas durante a mesa dinâmica.

A iniciativa pretende produzir reflexão sobre o colapso do modelo neoliberal e dos mecanismos de destruição do aparato estatal de amparo social e humanitário, num cenário potencializado pela pandemia global do novo coronavírus. 

O debate se faz necessário para melhor dimensionar estratégias de resistência e reconstrução de instâncias democráticas e socialmente responsáveis de regulação das relações trabalhistas no país.

Participarão figuras representativas de vários segmentos institucionais, especialistas na matéria trabalhista. Sob a coordenação da advogada Marcelise Azevedo, integrante da Executiva Nacional da ABJD, estarão presentes o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Augusto César de Carvalho; o ex-Procurador-Geral do Trabalho, Ronaldo Fleury; a professora de Direito do Trabalho da UnB, Renata Dutra; e o advogado Mauro Menezes. 

Cada participante terá 15 minutos de fala e, em seguida, haverá 30 minutos para intervenções e perguntas dos espectadores. A mesa dinâmica de debate virtual conta com o apoio da Rede Lado, do Coletivo Leme e do Instituto Novos Paradigmas.