ABJD denuncia Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional

Presidente estimula o contágio e coloca a vida de milhares de pessoas em risco na pandemia A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) protocolou nesta quinta-feira, (2/4) uma representação (Leia a íntegra em português e inglês) no TPI (Tribunal Penal Internacional) contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela prática de crime contra a humanidade que vitima a população brasileira diante da pandemia de coronavírus.

Acesse o texto de divulgação em inglês e espanhol.
De acordo com a entidade, o Brasil possui, no atual momento, um chefe de governo e de Estado cujas atitudes são total e absolutamente irresponsáveis. Por isso, solicitam ao TPI que instaure procedimento para averiguar a conduta do presidente e condene Bolsonaro pelo crime contra a humanidade por expor a vida de cidadãos brasileiros, com ações concretas que estimulam o contágio e a proliferação do vírus, aplicando a pena cabível.

“Por ação ou omissão, Bolsonaro coloca a vida da população em risco, come…

Artigo | As valas comuns de Nova York e arrogância do Poder

Trabalhadores enterram corpos em uma vala em Hart Island, no bairro do Bronx, em Nova York. — Foto: AP Photo/John Minchillo


*Por Arnóbio Rocha


A chocante imagem das fossas imensas escavadas e empilhadeiras colocando caixões de centenas de milhares de corpos.

É de se ficar indignado com a pilha de caixões, sem nome, sem despedida, sem cor, sem religião, sem nenhuma dignidade, os sem nomes.

O país mais rico do mundo, o maior império da história, empilha corpos, numa das cidades mais rica do mundo. 

Parece óbvio que a riqueza não foi suficiente para dar sabedoria e não prepotência aos senhores do poder. 

A decisão de adiar dia a dia as ações fortes reflete o caos, que poderia evitar não fosse a arrogância.

O Brasil tem um presidente que brinca com a morte de 1057 cidadãos, oficialmente, e 20 mil infectados. Sem a ação corajosa de governadores e prefeitos, de todos os partidos, o país estaria entregue. 

Mas o Brasil não está livre, o mau exemplo de Bolsonaro, de sair às ruas e desdenhar das ações, acabam prejudicando os governos estaduais e municipais. 

Os fãs desse aventureiro o imitam pondo em risco a todas e todos.

Resumo de hoje, 10.04.2020
Total 1.677.256 casos 101.732 mortos 
EUA 492.997 (29.3%) 18248 (17.9%)
Espanha 157.113 (9.3%) 15.981 (15.7%)
Itália 147.577 (8.8%) 18849 (18.5%)

É hora de ficar em casa, não de seguir uma loucura.



*Arnóbio Rocha, advogado e membro da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), Autor do blog Arnobio Rocha - Reflexões sobre Política, Economia e Cultura (arnobiorocha.com.br).