Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

Nota de Pesar



É com grande pesar que a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) comunica o falecimento do jurista capixaba Thiago Fabres de Carvalho, 42 anos, nesta quarta-feira (26/02).

Thiago atuou como professor de Direito Penal e Criminologia na Faculdade de Direito de Vitória e na Universidade Federal do Espírito Santo, sendo reconhecido pela sua posição intransigente a favor dos direitos humanos e por ser um crítico agudo do sistema penal brasileiro. 

Autor e organizador de inúmeros livros, Thiago se preparava para lançar a obra “Política Criminal e estado de exceção no Brasil: o direito penal do inimigo no capitalismo periférico”, durante o III Seminário Internacional da ABJD que acontecerá em Salvador/BA nos dias 28, 29 e 30 de maio. 

A ABJD lamenta profundamente a sua ida precoce e se solidariza com familiares, amigos, alunos e ex-alunos.