Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

ABJD participa da fundação do núcleo mineiro de Médicos e Médicas pela Democracia



Depois de dar apoio jurídico para a fundação nacional da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) participou da assembleia de criação do núcleo mineiro da ABMMD.

De acordo com a jurista Maria Rosária Barbato, que representou a entidade, nesse momento de grave crise e incerteza politica, é fundamental aglutinar forças para a construção de uma proposta contra-hegemônica. "Precisamos desses espaços de combate ao retrocesso e de trincheiras de resistência a um projeto de sociedade antidemocrático, entreguista, não discutido e não escolhido livremente pelo povo brasileiro", destacou.

A ABMMD tem como foco da ação a defesa primordial do Estado Democrático de Direito, dos Direitos Humanos, do Sistema Único de Saúde e a defesa do exercício ético do trabalho médico. 

"São pontos que convergem, sem dúvida, com a luta da ABJD pelo resgate da democracia, pela defesa dos direitos fundamentais e das garantias constitucionalmente previstas, bem como do direito do povo a uma justiça não seletiva", explicou.
 
A ABJD promove o diálogo permanente e a articulação com outros segmentos da sociedade visando a elaboração de estratégias conjuntas que permitam o fortalecimento da luta pela democracia em todos seus desdobramentos.