Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

ABJD reúne personalidades jurídicas e debate Pós-Democracia e Sistema de Justiça em São Leopoldo - RS



Com o objetivo de compreender o conceito de Pós-Democracia e suas implicações para a política contemporânea, a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) realiza nos dias 4 e 5/11, na Unisinos em São Leopoldo–RS, o seminário “Sistema de Justiça e Pós-Democracia”.

De acordo com a Procuradora Geral de São Leopoldo e integrante da ABJD, Angelita Rosa, a escolha do tema se deve ao momento crítico que o sistema de justiça brasileiro vem passando, especialmente nos Direitos Penal, do Trabalho e Constitucional. “Entendemos que as coisas não vão nada bem e que são urgentes os debates e reflexões que possam conscientizar os cidadãos e, especialmente, os profissionais da área sobre a redução de direitos e desrespeito à Constituição Federal”, explica.

A jurista afirma que a expectativa é que o evento com este potencial, promovido pela ABJD numa Universidade como a Unisinos, reverbere de forma muito expressiva não só no meio Jurídico, mas também em outros setores da sociedade.

A atividade reunirá personalidades do meio jurídico como o ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay), o ex-vice-presidente da Comissão da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, José Carlos Moreira da Silva Filho, e a juíza e presidente da AJD, Valdete Souto Severo.

Confira a programação