ABJD denuncia Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional

Presidente estimula o contágio e coloca a vida de milhares de pessoas em risco na pandemia A ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) protocolou nesta quinta-feira, (2/4) uma representação (Leia a íntegra em português e inglês) no TPI (Tribunal Penal Internacional) contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, pela prática de crime contra a humanidade que vitima a população brasileira diante da pandemia de coronavírus.

Acesse o texto de divulgação em inglês e espanhol.
De acordo com a entidade, o Brasil possui, no atual momento, um chefe de governo e de Estado cujas atitudes são total e absolutamente irresponsáveis. Por isso, solicitam ao TPI que instaure procedimento para averiguar a conduta do presidente e condene Bolsonaro pelo crime contra a humanidade por expor a vida de cidadãos brasileiros, com ações concretas que estimulam o contágio e a proliferação do vírus, aplicando a pena cabível.

“Por ação ou omissão, Bolsonaro coloca a vida da população em risco, come…

Niterói (RJ) recebe ato da ABJD que denuncia as ilegalidades de Moro no dia 23/9


Depois de São Paulo, Curitiba e Brasília, agora é a vez do Rio de Janeiro receber o ato #MoroMente organizado pela ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia). O evento, que denuncia as ilegalidades cometidas pelo ex-juiz e pelos integrantes da Lava Jato, será realizado no próximo dia 23/9, na Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense) em Niterói, a partir das 19h. 

Estarão presentes juristas, professores, estudantes, políticos e movimentos sociais que defendem o estado democrático de direito e cobram uma investigação séria e rigorosa sobre a conduta do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que, em conluio com membros do Ministério Público Federal, violou uma série de leis durante a condução da Lava Jato, transformando a Operação em uma perseguição política para atingir pessoas e fins específicos. 

Estão confirmados os deputados federais Jandira Feghali, Glauber Braga e Talíria Petrone; os deputados estaduais Waldeck Carneiro e Flávio Serafini; os vereadores Leonardo Giordano, Reimont, Verônica Lima e o ex-deputado Robson Leite. Os juristas Gisele Cittadino, Afrânio Silva Jardim, Wadih Damous, Nadine Borges, Álvaro Quintão, Rogério Dultra, Wilson Madeira Filho, Sérgio Verani, Luciana Boiteux, Orlando Zaccone. Juntamente com Danilo Pereira (MTST), Luana carvalho (MST), Roseli Goffman (CRP-RJ) e Olímpio Santos (Senge-RJ). 

#MoroMente 

A ABJD lançou a Campanha #MoroMente no dia 1º de agosto para explicar para a população quais as mentiras que o ex-juiz conta para justificar sua atuação criminosa na Lava Jato. Uma série de juristas participam através de vídeos que mostram como os integrantes da Operação atropelaram leis e corromperam a Constituição em nome do combate à corrupção. 

Serviço 
Ato #MoroMente em Niterói (RJ) 
Data: 23/9/19 (segunda-feira) 
Hora: 19h  
Local: Faculdade de Direito da UFF 
R. Pres. Pedreira, 62 - Ingá, Niterói - RJ 
Transmissão ao vivo YouTube: WEBTV UFF