Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

ABJD derruba censura e garante ato #MoroMente na UFF nesta segunda, 23/9



Após tentativa de censura, o ato #MoroMente da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) está mantido para esta segunda-feira, 23/9, às 19h, na Faculdade de Direito da UFF (Universidade Federal Fluminense). O juiz federal José Carlos da Silva Garcia mandou suspender a ação do reitor da instituição, Antônio Claudio Lucas da Nóbrega, que proibia a realização do evento. Leia íntegra da decisão.

A Associação de Juristas, juntamente com a ADUFF (Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense); o diretor da Faculdade de Direito da UFF, Wilson Madeira Filho; e o professor da Faculdade de Direito da UFF, protocolaram hoje um Mandado de Segurança (acesse aqui) na Justiça Federal de Niterói pedindo a manutenção da realização do ato #MoroMente.

Em reposta, o juiz José Carlos afirma que a decisão unânime do Supremo Tribunal Federal na Arguição de Descumprimento Fundamental (ADPF 548) deve ser aplicada por qualquer órgão jurisdicional do país.  "O Supremo reafirmou categoricamente a absoluta liberdade de manifestação e expressão no âmbito das Universidades, mesmo e inclusive para manifestar preferência ou repúdio de natureza político-ideológica ou mesmo partidária". 

Para a ABJD, no caso da #MoroMente, o Ministério da Educação e o reitor da UFF tentaram novamente impor censura dentro de uma Universidade Pública Federal, que é espaço de liberdade de expressão e de cátedra.