ABJD lança campanha #MoroMente para explicar os crimes cometidos pelo ex-juiz na Lava Jato

Ato será realizado no dia 19 de agosto na Faculdade de Direito da USP 
Preocupada com o discurso de Sergio Moro de relativização da legalidade e de normalização de desvios, a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) lança nesta quinta-feira (01/08) a campanha #MoroMente para mostrar à população quais foram as violações de direitos cometidas pelo ex-juiz, e apontar as mentiras que ele conta para justificar sua atuação criminosa durante a Lava Jato.

A ação contará com a participação de juristas que irão explicar como os envolvidos na operação Lava Jato atropelaram leis e corromperam a Constituição.

Nesta abertura, o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais do Amazonas, Luís Carlos Valois, esclarece porque Moro está mentindo quando diz que é normal o contato regular e de tanta influência com representantes do Ministério Público (MP) no curso de um processo. Assista.

Um ato público será realizado no dia 19 de agosto na Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Fra…

Juristas debatem comunicação e o sistema de justiça





ABJD realiza seminário neste sábado e discute o papel da comunicação para a construção de um novo sistema de justiça brasileiro

Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) promoverá uma intersecção entre comunicação e direito neste sábado (23) a partir das 9h. O evento, que acontece em São Paulo, reúne os membros da entidade e também juristas de outras organizações. O espaço é uma oportunidade de reflexão sobre o papel da comunicação no atual cenário brasileiro alinhada aos desafios para a transformação do sistema de justiça brasileiro. A associação conta com 1300 integrantes entre professores, juízes, servidores públicos de todas as carreiras do judiciário, advogados, promotores, procuradores e estudantes de direito.

Nomes como os dos jornalistas Renato Rovai, da Revista Fórum, e Renata Mieli, do Coletivo Intervozes, estão confirmados como debatedores. Na programação temas como "a necessidade de envolver todo o sistema no debate jurídico para defender as garantias legais" serão parte da programação das mesas de debate. A mesa "Mídia, política, democracia e desafios" que conta com a participação do jornalista e ex-ministro da comunicação Franklin Martins terá transmissão ao vivo pela página da ABJD a partir das 10h.