ABJD lança campanha #MoroMente para explicar os crimes cometidos pelo ex-juiz na Lava Jato

Ato será realizado no dia 19 de agosto na Faculdade de Direito da USP 
Preocupada com o discurso de Sergio Moro de relativização da legalidade e de normalização de desvios, a ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) lança nesta quinta-feira (01/08) a campanha #MoroMente para mostrar à população quais foram as violações de direitos cometidas pelo ex-juiz, e apontar as mentiras que ele conta para justificar sua atuação criminosa durante a Lava Jato.

A ação contará com a participação de juristas que irão explicar como os envolvidos na operação Lava Jato atropelaram leis e corromperam a Constituição.

Nesta abertura, o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais do Amazonas, Luís Carlos Valois, esclarece porque Moro está mentindo quando diz que é normal o contato regular e de tanta influência com representantes do Ministério Público (MP) no curso de um processo. Assista.

Um ato público será realizado no dia 19 de agosto na Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Fra…

Nota em solidariedade ao Deputado Jean Wyllys



A ABJD e o Núcleo ABJD RJ recebem com tristeza e apreensão a notícia de que Jean Wyllys, Deputado Federal do PSOL eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, irá renunciar ao mandato e viver fora do país em razão de ameaças sistemáticas à sua vida e integridade física e psicológica. Fatos estes, cabe frisar, que não receberam a devida apuração e consequente atuação por parte das autoridades brasileiras. 

Essas ameaças decorrem do discurso de ódio e do ataque aos chamados “grupos minoritários” (como a comunidade LGBTI da qual faz parte o referido deputado) por políticos, personalidades, grupos de extrema-direita e até integrantes do judiciário, que usaram esses ataques como estratégia político-eleitoral, sem considerar os efeitos perversos da discriminação para toda a sociedade. 

Manifestamos toda a solidariedade e apoio ao deputado e rogam que Jean Willys possa, a exemplo do que vem construindo em sua trajetória, seguir inspirando e estimulando a luta pelos direitos humanos onde quer que se encontre.

ABJD
Núcleo ABJD RJ