Retrospectiva 2020 | "São histórias que a história qualquer dia contará"

2020 chega ao fim nos deixando uma grande lição sobre a necessidade urgente de justiça, de solidariedade, de saúde, de garantia de direitos e respeito à democracia.  A ABJD agradece a todas e todos associadas (os), companheiras (as) e entidades parceiras que estiveram juntos nas trincheiras da resistência e da sobrevivência, se solidariza profundamente com as vítimas da pandemia e familiares, e deseja que em 2021 tenhamos ainda mais força e coragem para seguirmos nas importantes batalhas por um mundo mais justo. Vamos à luta! Feliz Ano Novo!

Nota em solidariedade ao Deputado Jean Wyllys



A ABJD e o Núcleo ABJD RJ recebem com tristeza e apreensão a notícia de que Jean Wyllys, Deputado Federal do PSOL eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, irá renunciar ao mandato e viver fora do país em razão de ameaças sistemáticas à sua vida e integridade física e psicológica. Fatos estes, cabe frisar, que não receberam a devida apuração e consequente atuação por parte das autoridades brasileiras. 

Essas ameaças decorrem do discurso de ódio e do ataque aos chamados “grupos minoritários” (como a comunidade LGBTI da qual faz parte o referido deputado) por políticos, personalidades, grupos de extrema-direita e até integrantes do judiciário, que usaram esses ataques como estratégia político-eleitoral, sem considerar os efeitos perversos da discriminação para toda a sociedade. 

Manifestamos toda a solidariedade e apoio ao deputado e rogam que Jean Willys possa, a exemplo do que vem construindo em sua trajetória, seguir inspirando e estimulando a luta pelos direitos humanos onde quer que se encontre.

ABJD
Núcleo ABJD RJ