Carta de Brasília do II Seminário Internacional da ABJD

23 e 24 de maio de 2019


O Brasil vive um momento de crise estrutural.

O ciclo político iniciado com a Nova República esgotou-se com o golpe de 2016 e seus desdobramentos, que culminaram com a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República, após a interferência do Poder Judiciário afastando o ex-Presidente Lula da eleição.

A Constituição de 1988, fruto desse ciclo político, tem sido diariamente colocada à prova.

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão em aparente desarmonia. Setores das Forças Armadas têm flertado com as disputas políticas, emitindo opinião sobre julgamentos em curso nos tribunais e tomando partido de ações de governo. Medidas para equacionar a crise entre os poderes carecerão de legitimidade se forem adotadas exclusivamente pelo Legislativo ou qualquer outro poder. A solução deve passar, necessariamente, pelo povo, por meio de participação popular, na forma do parágrafo único, do art. 1º, da Constituicao Federal.

A polarização política ocorrida…

Campanha Cartaz Marcha Lula Livre

Participe da Campanha adquirindo o cartaz que registra uma das maiores manifestações do povo brasileiro em 2018: a Marcha Lula Livre; quando 50 mil pessoas se reuniram em Brasília para acompanhar o registro de Lula como candidato à Presidência da República. A Marcha, formada por 3 grandes colunas de caminhantes que atravessaram o país durante 15 dias, foi registrada nesta bela gravura construída coletivamente e que recebeu a assinatura e o abraço do ex-Presidente Lula. Para adquirir o cartaz histórico, com edição limitada e seriado de 250 exemplares, registro unico deste grande evento com assinatura do Lula, entre em contato com a secretaria da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - ABJD, via Whatsapp (11) 94310 4594 e receba as instruções necessárias. O valor de R$ 500,00 será inteiramente destinado à Campanha de Defesa da Presunção de Inocência (site: www.abjd.com.br).