Carta de Brasília do II Seminário Internacional da ABJD

23 e 24 de maio de 2019


O Brasil vive um momento de crise estrutural.

O ciclo político iniciado com a Nova República esgotou-se com o golpe de 2016 e seus desdobramentos, que culminaram com a eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República, após a interferência do Poder Judiciário afastando o ex-Presidente Lula da eleição.

A Constituição de 1988, fruto desse ciclo político, tem sido diariamente colocada à prova.

Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estão em aparente desarmonia. Setores das Forças Armadas têm flertado com as disputas políticas, emitindo opinião sobre julgamentos em curso nos tribunais e tomando partido de ações de governo. Medidas para equacionar a crise entre os poderes carecerão de legitimidade se forem adotadas exclusivamente pelo Legislativo ou qualquer outro poder. A solução deve passar, necessariamente, pelo povo, por meio de participação popular, na forma do parágrafo único, do art. 1º, da Constituicao Federal.

A polarização política ocorrida…

ABJDSP: Seminário ABJD SP

Seminário ABJD São Paulo

Dia 14/04 (sábado), das 9h30min às 17h00min, haverá o primeiro Seminário da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) do Estado de SP.

O objetivo é reunir, de maneira inédita, professor@s, servidor@s do sistema de justiça, juízes, procurad@s, promotor@s, delegad@s, etc.. ou seja, juristas do Estado de SP para debater:  Conjuntura e os 13 anos na experiência dos Governos Lula/ Dilma no sistema de Justiça e o Sistema de Justiça que queremos e ABJD.

O evento ocorrerá no *Sindicato dos Advogad@s (Rua da Abolição, 167*, próximo ao metrô anhangabau) e fará parte da preparação do Seminário Internacional de fundação da ABJD que acontecerá nos dias 24 à 26 de maio no Rio de Janeiro.

As inscrições estarão disponíveis em breve.

Não deixe de participar deste encontro inédito dos juristas progressistas!